"Cabelo vintage, batom vermelho e uma postura provocante, porém com algo de ingênuo, estão no manual da pin-up moderna." Essas são as características destas figuras que povoam o mundo da Kultura Kustom: As Pin Up's!

Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin-up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam frequentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin-up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.

Muitas pin-ups eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.

A expressão “cheesecake” é sinônimo de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a “pin-up”, embora anedotas afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase (dita sobre uma bela mulher) better than cheesecake (algo como um verdadeiro pitéu).

E foi pensando no mundo das Pin Up's que permanecem até os dias de hoje que o blog "Pin Up's do Brasil", criado por Martika Victor se tornou referência para as donzelas que adotam e vivem este fascinante estilo retrô.

E como o mundo Pin Up, Kultura Kustom, Carros, Motos e Rockabilly estão totalmente interligados, o Macro and Micro Motors tem a honra de firmar mais uma maravilhosa parceria que trará muitas novidades para os leitores de ambos os "lados".

Acessem o Pin Up's do Brasil no endereço pinupsdobrasil.blogspot.com.br ou pelas redes sociais:




Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Dúvidas, críticas ou sugestões são bem vindas.

 
Topo da Página