"A Colecenso durou 3 meses e foi a única iniciativa que aconteceu até hoje no Brasil para entender o que o colecionador brasileiro de miniaturas quer e o que ele coleciona. A pesquisa só foi possível pela união de algumas das maiores autoridades sobre miniaturas no Brasil: as lojas Semaan e Coleciona, a California Toys, o blog T-Hunted e o Clube Hot Wheels Brasil. Abaixo você pode ver alguns resultados desta pesquisa. As empresas que formam a Colecenso se reservam o direito de manter alguns dos dados em sigilo, e se você lojista ou empresário quer ter acesso aos resultados completos desta pesquisa (e não aos dados sigilosos dos entrevistados), mande-nos um email: contato@t-hunted.com.br

Ao todo participaram da pesquisa 1.530 colecionadores, sendo que 97% desse número são homens e apenas 3% são mulheres, o que nos mostra que este é um hobby predominantemente masculino. O estado que possui mais colecionadores é São Paulo, com 52,7%, seguido do Paraná (10%) e do Rio Grande do Sul (6%).

O colecionador brasileiro tem entre 31 e 50 anos (58,6%) e coleciona a mais de 5 anos (51,7%). As coleções tem entre 201 a 500 ítens (28,9%) em sua maioria, e são formadas por miniaturas na escala 1/64 (47%). Essas miniaturas são colecionadas fora da embalagem e guardadas em expositores (40%).

Ao perguntarmos sobre que marca o colecionador brasileiro tem em sua coleção, uma surpresa: quase que a totalidade dos entrevistados disse que coleciona Matchbox, e isso é muito interessante, já que a marca não é importada oficialmente para o Brasil há 4 anos. O número superou todas as outras marcas, inclusive a Hot Wheels (fique esperta Mattel, olha o quanto vocês deixam de ganhar conosco!). Veja no gráfico:


Outro dado interessante é sobre que tipo de miniaturas o colecionador tem em sua coleção. Os carros nacionais tem a preferência dos colecionadores, seguido muito de perto de carros temáticos, muscle cars, esportivos e caminhões/caminhonetes. Veja no gráfico abaixo todas as respostas:


O meio de informação preferido de quem coleciona para saber as novidades é a internet, com blogs/sites sendo os mais importantes neste quesito, seguidos muito de perto pelo Facebook, que sem dúvida hoje é uma grande ferramenta para se manter atualizado sobre tudo. O que mais atrapalha o colecionador hoje em dia, é a falta de disponibilidade dos modelos que os pesquisados gostariam de comprar e a falta destes produtos nas lojas.

A Colecenso foi um grande sucesso e atingiu seus objetivos iniciais, e você pode esperar novas edições revistas e melhoradas para os próximos anos. Queremos agradecer a todos pela participação e pelo apoio! Obrigado!"
Fonte:  T-Hunted

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Dúvidas, críticas ou sugestões são bem vindas.

 
Topo da Página