A Karmann-Ghia é uma empresa que faz parte da história da indústria automotiva brasileira. 

Nesses mais de 50 anos, um dos capítulos que mais marcou a sua história, foi à fabricação em parceria com a Volkswagen do Karmann-Ghia Coupé. Nas décadas de 50 a 70, o Karmann-Ghia era sinônimo de charme, nobreza e refinado estilo. 

 Um carro desenvolvido muito a frente do seu tempo, com notáveis aprimoramentos, que até hoje é objeto de desejo no Brasil e no mundo por colecionadores que prezam por ter um automóvel fabricado pela Karmann-Ghia em suas exposições. 

Lançado oficialmente na Europa 1955 e produzido quase de forma artesanal, os veículos Coupé ganharam o apelido de “Fusca de Fraque”. Durante sua produção, não havia prensas capazes de gerar as formas caprichosas criadas pelo italiano Luigi Segre, proprietário da Carrozzeria Ghia. As chapas eram soldadas, lixadas e aquecidas à mão, até que as inúmeras curvas do projeto fossem esculpidas. 

“Um carro com curvas Esculpidas!” É assim que muitos apaixonados por este clássico se referem às linhas e curvas, sensuais, elegantes e charmosas do Karmann-Ghia Coupé. 

O sucesso do veículo trouxe a Karmann para o Brasil em 1960, que resolveu aproveitar o nome Karmann-Ghia já mundialmente conhecido para identificar à brasileirinha que nasceu grandiosa. 

Ao longo dos anos, vários outros automóveis em parceira com grandes montadoras foram montados na fábrica da Karmann-Ghia em São Bernardo do Campo – SP, mas o veículo que leva o mesmo nome da empresa sempre foi o seu destaque histórico. 

Hoje a KG está presente, na estamparia e ferramentaria de veículos e caminhões que circulam pelo país, mas nunca perdeu o seu DNA de uma empresa fabricante de clássicos esportivos. 

Em 2013, para marcar o inicio de uma nova fase de gestão da indústria, agora sob a administração da ILP Industrial, lança um desafio aos jovens universitários brasileiros da área de design. 

Como você desenharia o grande marco desta empresa cinqüentenária? 

Como você faria o novo design do Karmann-Ghia Coupé? 

Coloque em prática a sua criatividade! 

Participe! Além de ótimos prêmios esta pode ser a sua chance de mostrar ao mundo o seu talento. 

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Dúvidas, críticas ou sugestões são bem vindas.

 
Topo da Página