Conforme já havíamos publicado aqui, no próximo dia 07 (domingo), Curitiba sedia a primeira edição do Desafio Drift, a partir das 10h, no Kartódromo Internacional de Curitiba - Raceland. Os amantes do automobilismo poderão conferir o show de manobras de 16 pilotos confirmados, das sete equipes participantes.

Esta modalidade teve incío nos anos 70 no Japão, por Kumitsu Takahashi realizando façanhas ao derrapar nas curvas em alta velocidade durante o All Japan Touring Car Championship Races. Quem viu as manobras virou fã e consagrou o Drift como um novo estilo de competição. No Brasil, o processo é de expansão contínua com os campeonatos locais e o Drift Series, o campeonato Brasileiro de Drift.

Também conhecido como Drifting, está é uma técnica de direção que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira. O uso do freio de mão, e o volante contorcido ao contrário do sentido da curva, faz com que as rodas de trás parem na entrada das curvas e, misturam alta velocidade com muita adrenalina.

Se comparado com a Stock Car, por exemplo, competição na qual o piloto precisa da máxima aderência do carro na pista, no Drift os competidores querem a aderência apenas no eixo dianteiro. “Quanto mais solto o eixo traseiro, melhores são as condições para acontecer a escorregada característica da modalidade. Os pneus grandes e a calibragem alta proporcionam também que as manobras sejam mais soltas”, explica Alessandro Bam, um dos pilotos e organizadores da competição.

O grande desafio é seguir o espelho do carro que vai na frente e, para ser o vencedor desta modalidade, não é preciso cruzar uma linha de chegada. Mas, ultrapassar o carro líder em condições de Drift é uma manobra que conta pontos. O pódio é definido a partir de pontuações divulgadas por juízes de prova que se baseiam nos seguintes critérios: traçado da pista, maior velocidade ao entrar e sair das curvas, ângulo do carro durante a curva e entretenimento do público.

O evento é uma iniciativa de um grupo de pilotos interessados em divulgar o esporte no país, com a intenção popularizar a modalidade que vem crescendo no mundo todo.

Carros

O Desafio Drift traz 16 carros, entre importados e nacionais. Para a competição, os carros recebem modificações em sua estrutura, motorização e tração traseira, com peças customizadas especialmente para a categoria. O piloto Bam lembra: “outra curiosidade na tranformação dessas máquinas, é que o regulamento da modalidade não tem limitações, o que torna o evento muito mais emocionante”.

Evento

1º Desafio Drift

Data: 07 de Abril de 2013
Horário: a partir das 10h
Local: Kartódromo Internacional de Curitiba – Raceland
Rua Bom Jesus, 710 – Pinhais (ao lado do Autódromo Internacional de Curitiba)
Ingressos: R$ 10,00 | Vendas no local | Entrada franca para crianças de até 10 anos.
Informações: (41) 3598-4412 ou contato@desafiodrift.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo. Dúvidas, críticas ou sugestões são bem vindas.

 
Topo da Página